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KPI - Indicadores chaves de performance

A competitividade das empresas aumenta a cada dia, e o  sucesso empresarial depende da forma como os gestores gerem o dia a dia. A boa gestão é feita com conhecimento, principalmente do desempenho da empresa, ter disponível a tempo hábil informações necessárias e confiáveis, é fundamental para esta gestão.

“Quando se pode medir aquilo sobre o que estamos a falar e expressá-lo em números, sabemos alguma coisa a respeito do assunto; e quando não podemos expressá-lo em números, o nosso conhecimento a respeito do assunto é de um nível pobre e insatisfatório. Pode então ser o início do conhecimento, mas, no nosso pensamento, ainda mal começamos a avançar para a fase da ciência.” LORDE KELVIN

Definir os KPI – Indicadores chaves de performance é fundamental para obter estas informações e mantê-las disponíveis e atualizadas para quando for necessário. Este trabalho é baseado em algumas definições:

1.     1. Objetivo, qual é a nossa intenção, onde quero chegar

2.     2. Indicador, qual o instrumento que vou utilizar para medir o objetivo

3.  3. Key Performance Indicator (KPI), são os indicadores chaves para cada processo, exemplo, indicadores financeiros, indicadores econômicos, indicadores de investimento, indicadores de ciclo, indicadores de gestão de pessoas, indicadores de logística.

4.     4. Algoritmo, como se calcula matematicamente o resultado

5.     5. Resultado, o quanto a empresa atingiu

6.     6. Meta, o quanto pretendemos atingir, qual resultado a empresa quer

7.     7. Desvio, é a diferença entre o resultado, atingido, com a meta, o quanto pretendemos atingir

8.     8. Performance, normalmente representada em percentual é a representação para avaliação

9.  9. Avaliação, avaliar a performance para definir tomada de ação, o que faço se superamos a meta, o que faço se não atingirmos em X%, o que faço se atingirmos integralmente.

Na cadeia logística é fundamental a definição dos indicadores chaves de acordo com o segmento empresarial no qual esta trabalhando, alguns exemplos : Custo por unidade armazenada, % da capacidade do armazém utilizada, % nas vendas com gastos do armazém, On-Time Delivery-entregas realizadas no prazo, OCT-Order Cycle Time-Tempo total do pedido.

Prestadoras de serviços de Intralogística utilizam se de Indicadores de performance para medição de desempenho do seu pessoal para gestão conjunta com o tomador dos serviços, exemplos como, OFR-Order Fill Rate-Tempo de processamento de pedido, Tempo médio de descarga, % Abastecimento da Linha Produção no Prazo, entre outros.

Nós da Balmax Terceirização utilizamos desta importante ferramenta técnica e auxiliamos nossos clientes nas definições, implantações e acompanhamento dos resultados. Entre em contato, tire suas dúvidas e conte com os nossos serviços.


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Facilities Logística Interna serviços terceirizados

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