KPI - Indicadores chaves de performance
A competitividade
das empresas aumenta a cada dia, e o sucesso empresarial depende da forma como os
gestores gerem o dia a dia. A boa gestão é feita com conhecimento,
principalmente do desempenho da empresa, ter disponível a tempo hábil informações
necessárias e confiáveis, é fundamental para esta gestão.
“Quando
se pode medir aquilo sobre o que estamos a falar e expressá-lo em números,
sabemos alguma coisa a respeito do assunto; e quando não podemos expressá-lo em
números, o nosso conhecimento a respeito do assunto é de um nível pobre e
insatisfatório. Pode então ser o início do conhecimento, mas, no nosso
pensamento, ainda mal começamos a avançar para a fase da ciência.” LORDE KELVIN
Definir
os KPI – Indicadores chaves de performance é fundamental para obter estas
informações e mantê-las disponíveis e atualizadas para quando for necessário. Este
trabalho é baseado em algumas definições:
1. 1. Objetivo, qual é a nossa
intenção, onde quero chegar
2. 2. Indicador, qual o instrumento
que vou utilizar para medir o objetivo
3. 3. Key Performance
Indicator (KPI), são os indicadores chaves para cada processo, exemplo, indicadores
financeiros, indicadores econômicos, indicadores de investimento, indicadores
de ciclo, indicadores de gestão de pessoas, indicadores de logística.
4. 4. Algoritmo, como se calcula
matematicamente o resultado
5. 5. Resultado, o quanto a
empresa atingiu
6. 6. Meta, o quanto
pretendemos atingir, qual resultado a empresa quer
7. 7. Desvio, é a diferença entre
o resultado, atingido, com a meta, o quanto pretendemos atingir
8. 8. Performance, normalmente
representada em percentual é a representação para avaliação
9. 9. Avaliação, avaliar a performance
para definir tomada de ação, o que faço se superamos a meta, o que faço se não
atingirmos em X%, o que faço se atingirmos integralmente.
Na
cadeia logística é fundamental a definição dos indicadores chaves de acordo com
o segmento empresarial no qual esta trabalhando, alguns exemplos : Custo por
unidade armazenada, % da capacidade do armazém utilizada, % nas vendas com
gastos do armazém, On-Time Delivery-entregas realizadas no prazo, OCT-Order Cycle
Time-Tempo total do pedido.
Prestadoras
de serviços de Intralogística utilizam se de Indicadores de performance para
medição de desempenho do seu pessoal para gestão conjunta com o tomador dos
serviços, exemplos como, OFR-Order Fill Rate-Tempo de processamento de pedido,
Tempo médio de descarga, % Abastecimento da Linha Produção no Prazo, entre
outros.
Nós da Balmax Terceirização utilizamos desta importante ferramenta técnica e auxiliamos nossos clientes nas definições, implantações e acompanhamento dos resultados. Entre em contato, tire suas dúvidas e conte com os nossos serviços.